Rio importante na vida de diversos brasileiros, O Rio São Francisco, considerado o segundo maior rio do Brasil, perdendo apenas para o Amazonas.  Sua história como “Velho Xico” começa no ano de 1501 em uma expedição, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio, que tinha o intuito de reconhecer a região do Rio São Francisco. Ao saber que no dia que o rio foi descoberto, estava sendo festejado o dia do Santo protetor dos animais, São Francisco de Assis, batizaram o que antes os índios que habitavam o local de chamavam de Rio Opará, agora sendo o importante e magnífico Rio São Francisco e que popularmente conhecido como “Velho Chico”.

Também é conhecido como o rio da integração nacional, por aproximar o Sertão do Litoral e unir homens e culturas. Além de Minas Gerais e Alagoas, banha os estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Levando desenvolvimento, destacando a história e a vida da população ribeirinha que tira o sustento das suas águas, além da grande procura por viajantes que se deparam com a preciosidade do Rio.

A nascente do rio fica na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, em Minas Gerais. Do seu berço, ele percorre cerca de 2.700 quilômetros até chegar a sua foz, no município de Piaçabuçu, em Alagoas, para então desaguar no Oceano Atlântico.

 

Fonte: Agência Alagoas.al.gov